Um dos hábitos mais importantes no seu bem-estar diário é o descanso. O sono de qualidade cuida não só do seu corpo, mas também da sua mente. Todos os dias você faz atividades diferentes, enfrenta a rotina, desenvolve esforço em tarefas diferentes… Uma lista de profissões que se torna um fardo pesado quando o protagonista não consegue um bom descanso. Quando uma pessoa não descansa durante a noite, começa o dia seguinte com o cansaço acumulado.
Pode ouvir-se falar em acordar irritável e sem energia depois de uma noite de atirar e virar.
Na maioria dos casos, as perturbações do sono têm uma solução, vamos ver algumas chaves e dicas para o ajudar a melhorar o seu descanso.
Insónia
É uma desordem que altera a rotina de descanso da pessoa que observa o avanço do relógio sem adormecer.
Se tiver esta dificuldade em dormir durante um curto período de tempo – menos de um mês – falamos de insónias transitórias. Se o problema durasse mais tempo, falaríamos de insónia crónica.
Por sua vez, a insónia crónica pode ser classificada como:
- Insónia inicial: a pessoa não é capaz de adormecer em menos de 30 minutos.
- Insónia de manutenção: a qualidade do sono pode ser condicionada pela interrupção frequente do repouso nocturno.
E quais são alguns dos sintomas da insónias? Uma das sensações mais frequentes é experimentar o cansaço acumulado devido ao facto de não ter dormido bem. Nesta circunstância, sente-se que lhe falta energia quando se levanta e ao longo do dia. Contudo, à medida que a hora de dormir se aproxima, o seu corpo torna-se activo e o seu sono desaparece.
Quantas horas de sono precisa?
Eis as recomendações para a duração do sono por grupo etário:
Bebés: recomenda-se aos recém-nascidos (0-3 meses) que tenham um sono diário de 14-17 horas. Entre 4 e 12 meses, a duração é entre 12 e 15 horas.
- Crianças pequenas: entre 10 e 14 horas. Estudos de investigação demonstraram a associação entre o sono curto e o baixo desenvolvimento cognitivo.
- Crianças em idade escolar: as que têm entre 6 e 12 anos de idade podem descansar cerca de 9 a 11 horas.
- Adolescentes e adultos: precisam de 7-9 horas de descanso.
- Pessoas com mais de 65 anos: cerca de 7-8 horas de sono tendem a ser suficientes.
Como podem ver, as horas de sono são reduzidas à medida que crescemos. A necessidade de descanso pode também estar relacionada com outros factores específicos da vida de uma pessoa. Portanto, qualquer observação é sempre mais precisa a partir da personalização.
Aqui estão algumas dicas e bons hábitos para descansar. É aconselhável não alterar significativamente o horário de descanso ao fim-de-semana, em relação ao ritmo mantido de segunda a sexta-feira. É bom tentar manter uma rotina. Em relação ao espaço de descanso, é importante que o ambiente esteja a uma temperatura confortável para dormir, o mais sossegado possível e na escuridão. Desligue-se da tecnologia pelo menos durante as últimas horas do dia. Está provado que a luz gerada pelos ecrãs dos telemóveis, comprimidos, etc., nos mantém acordados, pelo que é importante evitar utilizar estes dispositivos na cama antes de ir para a cama. Estudos mostram que é muito mais relaxante desfrutar de alguns minutos de leitura com um bom livro. Cria uma rotina calma para dizer adeus ao dia. Uma boa ideia seria fazer alguma meditação acompanhada de música relaxante. Se você gosta de uma soneca durante o dia, é importante mantê-la curta. Cerca de 20-30 minutos, de forma a não prejudicar o seu sono nocturno. Evite jantares pesados e tente ir para a cama pelo menos 2 horas depois. Reduzir o consumo de cafeína, chá ou chocolate, uma vez que estes actuam como estimulantes. Reserve a sua cama para dormir, evitando usá-la como um lugar para ver televisão, ver as suas redes sociais ou trabalhar. Por último, aqueles que têm dificuldade em dormir podem ficar impacientes quando observam o avanço do relógio, pelo que se recomenda que evitem olhar constantemente para ele para não estarem tão atentos a este facto que vos lembrem que os minutos avançam enquanto ainda não adormecemos. Se depois de adaptar a sua rotina de sono aos truques acima referidos, tiver dificuldades em dormir bem, experimente estas recomendações extra: Cómo practicá-lo: É possível que, apesar destas sugestões, as dificuldades em dormir bem possam permanecer no calendário. Quando este facto interfere de forma limitativa na sua qualidade de vida, alterando a sua felicidade e estado de espírito, é aconselhável não esperar que os sintomas se agravem. Cada pessoa é diferente, pelo que a atenção profissional é muito positiva, mesmo, para que se possa resolver qualquer dúvida que se tenha sobre esta questão. ····· Se achou este guia útil, agradecia muito que o partilhasse clicando numa das redes sociais abaixo indicadas. Não lhe custa nada e ajuda-nos muito, muito obrigado!Dicas para uma boa noite de sono
O que fazer se eu ainda não conseguir dormir?
Quando ir a um especialista
Com esta ajuda na fase inicial, será possível enfrentar a situação sem esperar que o desconforto cresça.