Escolher um colchão não é uma decisão que possa ser tomada de ânimo leve. Se você quer um descanso de qualidade e cuidar das suas costas, não pode simplesmente olhar para o preço. O mais importante é que as suas propriedades correspondem às características do seu corpo e da sua forma de dormir.
Neste guia vamos revelar quais são os melhores colchões em termos de qualidade – preço, depois de ter experimentado dezenas deles (sim, sou o que mais se aproxima de um adormecido profissional) e tendo em conta os resultados de testes de várias Organizações de Consumidores, bem como as opiniões de especialistas e utilizadores.
Antes de falarmos sobre cada modelo escolhido, lembremo-nos das regras básicas que deve ter em conta ao escolher o seu colchão:
- Se você dorme de lado, evite os colchões mais duros.
- Se você é uma pessoa robusta, não use um colchão macio.
- Se és frio como eu, precisas de um colchão de espuma.
- Se você estiver quente, os colchões de mola são muito mais frios.
- Se você é alérgico, sua melhor opção é o látex (a menos que você seja alérgico a este material)
Como você pode ver, as chaves para escolher seu colchão podem ser resumidas em duas: o material e sua firmeza.
MATERIAL
As propriedades de cada material (ou a combinação de vários) definirão se o colchão é mais adequado para uma cama de casal ou de solteiro, e também se ele o fará sentir-se aconchegado ou permitirá que você durma com um suporte mais firme.
- Por exemplo, o látex destaca-se pela sua flexibilidade e é ideal para camas articuladas. É também o único material onde os ácaros não conseguem fazer ninho, por isso é a melhor escolha se for alérgico ao pó ou asmático.
- Os colchões de molas de bolso são caracterizados por uma boa independência de camas e, além disso, facilitam a circulação do ar, tornando-os uma boa escolha para pessoas quentes e camas de casal.
SIGNATURA
Dependendo do seu peso e posição de sono, você precisará de mais ou menos apoio.
Por exemplo, se dormir de costas ou se for muito pesado, precisará de um colchão mais firme que dê apoio suficiente à sua coluna vertebral. As pessoas magras, por outro lado, apreciarão uma firmeza baixa ou média que proporcione um bom apoio sem se sentirem desconfortáveis.
OS 10 MELHORES COLCHÕES DE 2023
Nós compilamos as cinco melhores opções com base nas características, qualidade, preço e feedback de clientes reais – encontre o seu colchão!
1. Emma Colchão
O melhor colchão de acordo com os especialistas, desenhado para se adaptar à maioria dos utilizadores
Materiales: espuma viscoelástica, Airgocell e espuma fria de alta densidade
Firmeza: média
Este é o colchão que durmo com o meu parceiro e o que eu recomendaria à grande maioria das pessoas. Porquê? Principalmente por ser muito respirável, amortece bem os movimentos de cada um e tem a dureza intermediária ideal para ambos, mesmo que sejam bastante diferentes em peso (55 kg e 85 kg).
3 camadas de diferentes espumas
Com 25 cm de espessura, o colchão Emma é composto por 3 camadas sucessivas que o tornam um colchão de média firmeza capaz de satisfazer tanto as pessoas magras como as pesadas, e as que dormem de lado ou de costas.
As propriedades destas camadas conseguem distribuir a pressão da maioria dos utilizadores de uma forma bastante homogénea, o que gera uma sensação semelhante de firmeza independentemente do peso e da posição em que se dorme, para além de uma muito boa independência das camas:
- A camada superior da espuma Airgocell proporciona conforto graças à sua elasticidade, permitindo exercer pressão sobre um ponto do colchão sem deformar as áreas adjacentes. Isto é ideal para camas de casal, pois descobrimos que absorve bem os movimentos de cada pessoa e evita que o seu parceiro a acorde se ele se mexer muito.
- A segunda camada é feita de viscoelástico, com um efeito de memória que distribui a pressão e se adapta à forma do corpo proporcionando uma boa sensação de aceitação.
- A camada de espuma fria de alta densidade que forma o núcleo do colchão dá-lhe firmeza para evitar que nos afundemos demasiado e dá o apoio necessário para garantir a posição correcta das costas e do pescoço. No entanto, as pessoas que pesam mais de 90 kg podem achá-lo um pouco mole, especialmente se vierem de um colchão de molas.
Esta ordem nos materiais tem outra razão: não tem uma cara de verão e de inverno (embora, por outro lado, também não seja necessário). Por esta razão, não vai precisar de virar o colchão.
Boa respirabilidade
A alta porosidade das suas espumas melhora a respirabilidade, resultando num colchão particularmente frio para ser viscoelástico. Isto é complementado por uma cobertura lavável feita de um material elástico que regula a humidade e evita a acumulação de calor na cama. Viemos de outro colchão viscoelástico e notamos uma grande mudança na sensação de calor.
É por isso que é um colchão que normalmente satisfaz até as pessoas quentes ou que vivem em áreas quentes. Mas também não esperes que ele atinja o nível de um colchão de molas.
Garantia e teste doméstico
Uma das principais vantagens do colchão Emma é que você pode experimentá-lo por 100 noites sem compromisso. Desta forma, pode fazer um verdadeiro teste na sua cama para se certificar de que o colchão satisfaz as suas necessidades antes de decidir mantê-lo.
Também vem com uma garantia de 10 anos. Lembre-se que deve mudar o seu colchão a cada 10 anos ou mais, para que esta garantia garanta a qualidade ao longo de toda a sua vida útil.
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Adaptabilidade e aceitação do corpo em todas as posturas
- Adequado para pesos diferentes
- Qualidade dos materiais
- Mais frescura graças aos poros abertos do seu viscoelástico
- Não é a melhor escolha para pessoas idosas com mobilidade reduzida ou pessoas extremamente quentes
- Não pode ser usado em camas articuladas que se dobram mais de 45°.
2. Senso G Cool Smart
Um colchão muito adaptável e com uma boa firmeza
Materiais: viscogel, viscolátex e espuma de alta resiliência
Firmeza: média-alta
O que mais nos chamou a atenção no Senso G Cool Smart foi a generosa camada de 9 cm em visco, que combina 2 cm de viscogel soft, 4 cm de viscogel firm e 3 cm de viscolátex. Esta camada superior proporciona uma agradável sensação de conforto e, em combinação com o núcleo de espuma, permite que o colchão não perca o suporte e ofereça uma firmeza média-alta, adequada para que possa dormir em qualquer posição.
Por este motivo, pensamos que é uma boa opção para quem pretende usufruir das vantagens de uma camada viscoelástica espessa, ideal para camas de casal, principalmente se alguma das pessoas se mexer durante o sono.
O colchão adapta-se a uma grande variedade de indivíduos já que, segundo o fabricante, é adequado para pessoas que pesem entre 50 e 120 kg. Na nossa opinião, se pesar mais de 110 kg, o colchão pode não lhe proporcionar o suporte adequado.
Devido à sua estrutura, apenas um dos dois lados deve ficar voltado para cima e, por isso, não terá que virá-lo ao contrário, embora, de vez em quando, o deva girar para que a parte onde fica a cabeça fique nos pés e vice-versa. Para o fazer com um maior conforto, seria bom que o colchão tivesse pegas, embora duas pessoas consigam fazê-lo sem problemas.
Devido à sua flexibilidade, é adequado para camas articuladas. Além disso, pode ser utilizado com qualquer tipo de base (estrado de lâminas, sommier, base forrada, etc.).
Boa nota para a respirabilidade e a higiene
Graças à sua camada superior viscoelástica de célula aberta com microgel, é um colchão que apresenta uma boa respirabilidade e dissipa o calor eficazmente, proporcionando uma boa temperatura na cama, mesmo em climas quentes.
Pensamos que é ótimo que a capa possa ser retirada sem dificuldades e que possa ser lavada na máquina de lavar de casa (a maioria dos colchões com capa removível só permite lavagem a seco na lavandaria), um aspeto prático e que facilita a higiene do colchão.
Período de experimentação e garantia
Apreciamos o facto do fabricante oferecer um período de 30 noites para experimentar o produto em casa, embora pensemos que seja um pouco curto para poder decidir com calma (mas é sempre muito melhor do que decidir em 10 minutos, deitado numa loja).
A sua garantia de 2 anos também nos parece pequena, embora nos dê alguma confiança que os seus materiais possuam vários certificados de qualidade, como o Oeko-Tex Standard 100. Mesmo assim, é importante ressaltar que o núcleo do colchão tem garantia de 10 anos.
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Boa sensação de conforto
- Adequado para pessoas magras e robustas
- A capa pode ser lavada em casa
- Adequado a vários tipos de camas
- Garantia e período de experimentação pequenos
- Não tem pegas
3. Kipli
Um colchão em látex 100% natural com alta qualidade e versatilidade
Materiais: látex 100% natural
Firmeza: dois níveis (média e média-alta)
Obtido no Sri Lanka, o látex do Kipli é 100% natural, cultivado sem pesticidas ou produtos químicos e passa por um processo de fabricação muito cuidadoso realizado inteiramente em Itália. Tem os certificados EUROLATEX e Oeko-Tex Standard 100 que confirmam a qualidade deste colchão.
O látex natural torna-o num colchão duradouro devido à sua elevada resistência. Além disso, oferece um bom equilíbrio entre suporte e conforto, evitando pontos de pressão durante o sono.
Dois níveis de firmeza
O colchão Kipli tem duas faces com firmezas diferentes para que possa escolher a mais adequada para si. Esta versatilidade permite que ele se adapte às necessidades da maioria das pessoas.
No nosso caso, somos dois a usar o mesmo colchão, com pesos e posturas muito diferentes e, no entanto, dormimos muito bem nele. A sua boa independência de leitos também ajuda, uma vez que não notámos o movimento do outro ao longo da noite.
As suas 2 camadas são:
- Camada de 5 cm de látex com 65kg/m3: É macia e flexível, recomendada para pessoas com pouco peso, que durmam de lado ou que queiram uma sensação mais fofa.
- Camada de 15 cm de látex de alta densidade com 85kg/m3: É o lado firme e é adequado para pessoas com mais peso devido ao seu suporte, evitando que o colchão se afunde onde existe mais peso.
Devido à sua filosofia ecológica, as camadas do Kipli são unidas com uma cola natural de água e látex líquido, evitando a adição de produtos tóxicos.
Higiene e manutenção
Se é alérgico ou tem asma, o látex 100% natural será uma boa opção porque os ácaros não conseguem proliferar neste material. Além disso, o Kipli não contém produtos químicos e substâncias prejudiciais à sua saúde.
Gostamos da sua capa de algodão orgânico, que é macia, respirável e possui uma agradável sensação térmica. Além disso, é removível e poderá lavá-la em casa na sua máquina de lavar.
Para o virar, poderá usar as suas 4 alças laterais.
Entrega e embalagem
Lembre-se de que os colchões de látex são pesados e é recomendável tenha ajuda para manusear este tipo de colchão, principalmente se tiver que o carregar em escadas.
Recupera a sua forma natural poucas horas após ser desembalado. É possível que sinta um ligeiro odor ao abri-lo, mas verá que este desaparecerá rapidamente se o deixar repousar durante algumas horas num ambiente bem ventilado.
Período de experimentação e garantia
Pode experimentar o colchão em sua casa durante 100 noites, antes de decidir se é o mais adequado.
Se decidir ficar com ele, terá uma garantia de 10 anos, embora na nossa opinião a qualidade dos seus materiais garanta que o colchão durará bem mais do que 10 anos.
Não é a opção mais barata, mas depois de o experimentar, posso garantir que é um bom investimento para a sua saúde e descanso.
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Látex 100% natural
- Adaptabilidade e versatilidade (pode escolher entre dois níveis de firmeza)
- Boa independência de leitos
- Período de experimentação de 100 noites e garantia de 10 anos
- Preço superior à média
- É pesado para manusear
4. Colchão Marmota
Para quem procura um modelo com características comprovadas por estudos científicos a um preço justo.
Materiais: viscoelástico, espuma Airsoft-Tech e espuma HR
Firmeza: média
Este colchão, fabricado em Espanha, impressiona-nos principalmente pela sua combinação de materiais. Com uma altura total de 25 cm, é composto por uma camada viscoelásticaMarmota exclusiva de 3 cm que trabalha em conjunto com a camada de 4 cm de espuma Airsoft-Tech e os 18 cm de espuma perfilada de alta resiliência. Vamos ver de forma mais detalhada o que faz cada material.
Combinação de 3 materiais
A camada superior de visco alivia a pressão e apresenta um bom nível de adaptabilidade, criando uma agradável sensação de conforto ao deitar. O facto de ter uma rápida recuperação facilita os movimentos durante a noite. Além disso, a sua estrutura com células muito abertas facilita a circulação do ar. Desta forma, evita a acumulação de calor e humidade, bem como a proliferação de microrganismos indesejados (ácaros, bactérias e fungos).
Em seguida, encontramos a camada Airsoft-Tech que funciona como um complemento da camada superior: tem um efeito de amortecimento e faz com que as qualidades do viscoelástico sejam potenciadas ao máximo. Ao experimentá-lo, notamos que é fácil movermo-nos livremente e gostamos da forma como os movimentos do corpo são acompanhados com suavidade.
Esta camada possui perfurações que promovem uma respirabilidade adequada.
Por último, a camada de espuma de alta densidade (SupportFoam) de 17 cm proporciona firmeza, evitando que nos afundemos excessivamente e, segundo o fabricante, confere o suporte adequado para manter uma posição correta do pescoço e das costas. Como consegue isto? Através dos perfis de espuma localizados nos diferentes pontos de pressão à altura dos ombros, na região lombar e nas pernas, que proporcionam ergonomia e contribuem para uma melhor respirabilidade.
Bons resultados comprovados por estudos científicos
Uma das coisas que mais gostamos neste colchão é que a marca se atreveu a compará-lo com outros colchões num estudo realizado por médicos especialistas de Centros de Medicina do Sono de vários hospitais. Os resultados parecem indicar que a qualidade do sono dos participantes melhorou quando trocaram o colchão por um Marmota.
Além disso, nos nossos testes, verificámos que apresenta uma independência de leitos correta, uma vez que o movimento de um lado não é transmitido para o resto do colchão, sendo uma boa opção se duas pessoas dormirem na cama.
Tenha em mente que o colchão Marmota foi concebido para tolerar uma carga por pessoa entre 30 kg e 115 kg. No entanto, se pesar mais de 95 kg, aconselhamos que escolha outro modelo de colchão com maior firmeza, pois este colchão pode parecer-lhe um pouco macio.
Embora venha embalado a vácuo, descobrimos que o colchão recupera o seu tamanho rapidamente. No entanto, como sempre, recomendamos que o deixe num local bem ventilado durante pelo menos 24 horas antes de o utilizar para ajudar a dissipar completamente o odor químico habitual dos colchões novos.
Garantia e período de experimentaçao
Na nossa opinião, a garantia de 10 anos oferecida pelo fabricante garante a qualidade dos materiais e o bom desempenho a longo prazo do colchão. Também gostamos do facto de o fabricante oferecer um período de 100 noites para o experimentar em casa.
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Bom equilíbrio entre adaptabilidade e respirabilidade
- Desempenho comprovado por estudos científicos
- 100 noites para o experimentar e 10 años de garantia
- Não é adequado para pessoas com mais de 115 kg
- Se estiver habituado a um colchao com firmeza elevada, pode parecer-lhe um pouco macio
5. Matnature Platinum
Materiais: molas ensacadas + espuma viscoelástica
Firmeza: média-alta
Se vive num local onde as mudanças de temperatura entre o Inverno e o Verão são bastante acentuadas, ou se é simplesmente uma pessoa quente, esta é uma opção interessante para si.
Um dos lados é de tecido tridimensional microperfurado com uma câmara de ar interna que regula a temperatura e o excesso de calor.
Colocámos este colchão à prova no verão e não dececionou: o grau de respirabilidade é muito bom.
Ergonomia e sensação de conforto
O acolchoamento tem 1 cm de viscoelástico e 2 cm de viscosoft , o que reduz um pouco a firmeza e oferece um pouco de conforto ao deitar (embora tenhamos achado esta sensação bastante subtil).
Portanto, se procura um colchão que proporcione uma boa sensação de conforto ou que seja mais macio, esta não será a melhor opção para si.
O núcleo de molas é protegido por espuma de alta densidade que mantém a estabilidade e firmeza de todo o bloco, para garantir uma longa vida útil.
Alguns extras incluídos chamaram a nossa atenção de forma positiva:
- As suas alças permitem girá-lo com maior facilidade.
- O certificado Oeko-Tex Standard 100, que garante que os tecidos do colchão estão isentos de substâncias prejudiciais à saúde.
- Respirável
- Boa termorregulação para pessoas quentes
- Bom suporte para pessoas com sobrepeso
- Certificado de qualidade Oeko-Tex
- Não é possivel remover a capa
- Pode ser demasiado firme para pessoas magras
6. Dormio Zafiro
Um colchão viscoelástico low-cost de elevada dureza
Materiais: viscoelástico + espuma Eliocel de alta resistência
Firmeza: média/alta
O modelo Zafiro da Dormio apresenta uma estrutura com núcleo de espuma ELIOCEL de alta resistência com densidade de 30 kg/m3 que lhe confere firmeza, e uma pequena camada de viscoelástico termossensível com 2 cm de espessura para lhe proporcionar adaptabilidade e uma sensação de conforto.
O viscoelástico com poros abertos e o tecido exterior respirável reduzem a acumulação de calor e humidade, algo que irá apreciar se for alguém que costuma transpirar na cama.
Alto nível de higiene
Além disso, os materiais possuem um tratamento antiácaros, antibacteriano e antimofo que melhora a higiene do colchão e o torna hipoalergénico. Isto é especialmente importante se sofrer de alergias ou para as crianças, que têm a pele mais sensível.
No entanto, se gostar de colchões macios ou tiver problemas nas costas, o modelo Esmeralda, que tem uma camada mais espessa de viscoelástico, poderá ser uma opção mais adequada.
Evidentemente, como este colchão só tem uma camada de viscoelástico de um dos lados, não precisa de ser virado ao contrário. Basta girá-lo (da cabeça aos pés) de vez em quando para manter as suas propriedades e garantir uma vida útil longa.
- Preço muito acessível
- Bom suporte sem perder a adaptabilidade
- Adequado para pessoas pesadas (+100 kg ou IMC superior a 30)
- Só tem viscoelástico de um dos lados
- Não é recomendado para casais com peso muito diferente
- Pode ser muito duro para pessoas magras
7. Zinus viscoelástico
Um colchão fresco com uma generosa camada viscoelástica
Materiais: viscoelástico, espuma de alívio de pressão e espuma de suporte
Firmeza: média
A primeira coisa que nos chamou a atenção neste colchão foi que o seu viscoelástico possui extrato de chá verde e óleo de sementes que, segundo o fabricante, potenciam a sua ação antimicrobiana, mantêm a sua frescura e neutralizam odores.
O colchão está disponível em duas alturas (20 e 25 cm) e distribui-se da seguinte forma:
- Camada superior: espuma viscoelástica
- Camada intermédia: espuma de alívio de pressão
- Camada inferior: espuma de suporte
Ao deitarmo-nos, o viscoelástico parece oferecer um bom efeito de memória o que, juntamente com a espuma de alívio de pressão, proporciona um conforto adequado e uma boa ergonomia. Já a espuma de alta densidade no núcleo (camada inferior) é responsável por sustentar o colchão, evitando que se afunde excessivamente quando se deita nele.
A cobrir o colchão, existe uma camada de algodão em tecido jacquard respirável. Com tudo isto, obtém um colchão de firmeza média que proporciona uma sensação bastante fresca, o que irá satisfazer a maioria dos utilizadores.
- Garantia de 10 anos
- Certificado de ausência de materiais tóxicos
- Pode escolher duas alturas (20 e 25 cm)
- Pode ser demasiado macio para pessoas robustas (>95-100 kg)
- Durabilidade média
8. Imperial Confort Oslo 21
Para utilizadores que procuram firmeza sem perder a ergonomia
Materiais: viscosoft + espuma de alta densidade Sensopur
Firmeza: alta
A primeira coisa a saber sobre este colchão de viscoelástico é que tem uma firmeza bastante elevada. Isto significa inevitavelmente uma menor adaptabilidade, razão pela qual este não é o melhor modelo caso pretenda um colchão macio. No entanto, é uma boa opção para utilizadores que necessitam de uma boa estabilidade, como pessoas pesadas e pessoas que prefiram dormir num colchão firme.
O núcleo é feito de espuma de alta densidade Sensopur HR. Tanto a parte superior como a inferior são circundadas por fibra acolchoada de tecido TST.
As duas faces para repouso contêm tecido Air-Fresh strech tratado com aloé vera. Isto significa que se pode utilizar o colchão tanto de um lado como do outro. As suas camadas exteriores facilitam a respiração da sua pele ao mesmo tempo que, segundo o fabricante, cuidam dela enquanto dorme.
Também é hipoalergénico e muito resistente à deformação. Irá durar muitos anos e não terá que fazer um grande investimento para o comprar.
Tanto na versão de 21 cm de altura como na de 24 cm, a ergonomia do corpo é bem respeitada, a menos que seja uma pessoa magra, e sobretudo se dormir de lado. Nesse caso, não será capaz de aliviar adequadamente a pressão nas zonas mais pesadas do corpo (quadris e ombros).
- Duas faces utilizáveis
- Pode escolher duas alturas: 21 e 24 cm
- Hipoalergénico
- Duradouro
- Adaptabilidade limitada
- Pode ser desconfortável em camas de casal caso se mova bastante enquanto dorme
- Não recomendado para pessoas magras que dormem de lado
9. Duérmete Gran Confort
Materiais: molas ensacadas + viscoelástico
Firmeza: alta
O Duérmete Gran Confort é um colchão fabricado em Espanha que oferece uma boa combinação entre o suporte das molas ensacadas e o grande conforto da sua camada de visco de 6 cm, cuja densidade de 75 kg/m3 é superior à média, que costuma ser de 50 kg/m3.
Pode parecer um colchão macio, mas na realidade possui uma elevada firmeza graças ao seu núcleo. As suas 7 zonas de descanso permitem uma maior adaptação e aliviam os pontos de pressão.
Respirabilidade
Se é uma pessoa quente ou vive em climas quentes, este colchão pode ser uma boa opção porque tem uma boa respirabilidade e, além disso, evita a acumulação de calor e humidade.
No entanto, não é possível remover a capa, pelo que deverá ter um cuidado especial com a sua higiene. Recomendamos que lhe coloque uma capa protetora para manter o seu colchão em bom estado.
Um aspeto que valorizamos são os seus tratamentos naturais, como a sua capa de tecido stretch com apicell – que vem da cera de abelha – que lhe confere suavidade e frescura.
É acolchoado com fibras naturais para o tornar mais suave e evitar a acumulação de eletricidade estática. Também tem um tratamento antibacteriano e antiácaros, pelo que será uma boa opção se sofrer de alguma alergia.
Devido à sua estrutura em camadas, não é reversível, mas recomendamos que o gire da cabeça para os pés algumas vezes por ano.
Ficámos muito surpreendidos pelo facto da sua garantia ser de apenas 2 anos, um prazo bastante curto quando se tem em conta que se trata de um produto com uma vida útil de cerca de 10 anos.
- Camada de visco espessa
- Boa respirabilidade
- Bom equilíbrio entre firmeza e adaptabilidade
- Adequado para quem sofre de alergias
- Não é possível retirar a capa
- Prazo de garantia curto
10. Naturalex
Materiais: viscoelástico e látex sintético
Firmeza: média-alta
Fabricado em Espanha, este colchão combina de forma eficiente viscoelástico e bluelatex no seu núcleo para lhe proporcionar um bom suporte.
Ao deitarmo-nos, descobrimos que as 7 zonas de repouso se adaptam bem às diferentes pressões exercidas por cada parte do corpo, reduzindo os pontos de pressão, especialmente nos quadris e nos ombros. O resultado é um maior conforto e uma postura correta.
Também se destaca pela sua boa regulação da temperatura:
- Tem uma camada de verão fresca que combina uma capa sintética respirável com microcápsulas refrescantes.
- Durante o inverno, irá beneficiar do calor da sua espessa camada de algodão hipoalergénico.
Desta forma, este colchão mantém o equilíbrio entre calor e frio durante todo o ano. No entanto, terá que o virar para desfrutar de todos estes benefícios. E admito que ficamos surpreendidos por não ter alças, o que faz com que não seja fácil virá-lo ao contrário.
A garantia de 10 anos e o certificado OEKO-TEX Standard 100, que atesta que os materiais não contêm substâncias nocivas à saúde, reforçam a confiança neste colchão.
- 7 zonas de descanso diferentes
- Face de verão e de inverno
- Materiais termorreguladores
- Depois de o desembalar, pode demorar até 5 dias para regressar à sua forma original
- Não tem alças
COMPARAÇÃO DOS MELHORES COLCHÕES
Esta é a tabela comparativa dos colchões de melhor qualidade/preço analisados. Todos eles foram tratados contra alergias, por isso são adequados para pessoas que sofrem de alergias.
Nota: se o vir num telemóvel, mova a tabela com o dedo para ver todas as colunas.
Modelo | Preço | Firmeza | Materiais | Tecido exterior | Altura |
---|---|---|---|---|---|
![]() Emma | Média-alta | · Viscoelástica · Airgocell · Espuma fria de alta densidade | · Tecido stretch | 25 cm | |
![]() Senso G | Média-alta | · Viscogel · Viscolátex · Espuma de alta resiliência | · Tecido stretch | 26 cm | |
![]() Marmota | Média | · Viscoelástica · Espuma Airsoft-Tech · Espuma HR | · Poliéster | 18 cm | |
![]() Kipli | Média y média-alta | · Látex 100% natural | · Algodão orgânico | 22 cm | |
![]() Matnature | Média-alta | ·Molas ensacadas · Espuma | · Tecido tridimensional microperfurado | 30 cm | |
![]() Dormio Zafiro | Média | · Viscoelástica · Espuma de alta resiliência | · Tecido stretch respirável | 21-24 cm | |
![]() Zinus | Média | · Viscoelástica · Espuma de alívio de pressão · Espuma de suporte | · Algodão em tecido jacquard respirável | 20-25 cm | |
![]() Imperial Confort Oslo | Alta | · Viscosoft · Espuma de alta densidade Sensopur | · Tecido Air-Fresh strech tratado com aloé vera | 21-24 cm | |
![]() Duérmete Gran Confort | Alta | · Viscoelástica · Molas ensacadas | · Tecido stretch com apicell | 31 cm | |
![]() Naturalex | Média-alta | · Viscoelástica · Látex sintético | · Tecido sintético respirável · Algodão hipoalergénico | 25 cm |
COLCHÕES: COMO ESCOLHER SEM COMETER UM ERRO?
Uma coisa é dormir e outra é descansar bem. Todos sabemos o que é acordar com o sentir que fomos atropelados por um autocarro: com dor nas costas, mau humor, a recuperar de uma má postura…
Desconsiderando problemas de saúde específicos, é bem possível que as dificuldades em a recuperação durante a noite está relacionada com um colchão inadequado: velho e deformado, com estofos pouco saudáveis (ou seja, um batalhão de ácaros) ou com firmeza irregular.
Para escolher o seu novo colchão, recomendamos que não compre a primeira oferta às cegas que se vê online, por mais tentador que seja. Escolha cuidadosamente e, acima de tudo, priorize o que melhor combina com vôce.
O colchão vai ser o teu «parceiro de cama» durante os próximos dez anos, por isso, acredite em nós, escolha sabiamente!
FIRMEZA: VOCÊ É UM FAQUIR OU A PRINCESA DAS ERVILHAS?
Por um lado, é uma questão de gosto; por outro, é uma questão de saúde. Vamos ver…
O colchão deve garantir que a sua coluna vertebral esteja na posição correcta quando estiver a dormir. É por isso que é importante ter a firmeza certa.
A posição do quadril e do ombro é a chave. São as partes mais proeminentes e, portanto, as que irão colocar mais pressão sobre o colchão.
Se for muito difícil, você vai acabar sentindo dormência devido à pressão excessiva e má circulação sanguínea. O colchão não será capaz de se adaptar às curvaturas do seu corpo e a coluna vertebral descansará em uma posição forçada. Resultado: uma dor nas costas mais do que provável.
Mas se for demasiado macio, o seu corpo não terá o apoio de que necessita. Você pode achar muito confortável experimentá-lo na loja por dois minutos, mas você vai afundar muito baixo, a coluna vai curvar anormalmente e… sim, você está certo, você vai se levantar com dores nas costas.
Para decidir sobre uma certa firmeza, os especialistas recomendam levar em conta o seu peso corporal. Porque um corpo com 55 quilos não exerce a mesma pressão que um corpo com mais de 100 quilos.
Se você é uma pessoa magra, você deve optar pelas menos firmes. Enquanto que se você é mais pesado, você estará melhor com uma maior firmeza.
Em termos gerais, poderíamos falar de tres tipos de firmeza:
Baixa
Estes colchões só são recomendados para pessoas muito magras ou para casos especiais, por exemplo, uma cama articulada para fins especiais ou também se o médico o prescrever por algum motivo terapêutico. Portanto, geralmente não são recomendados se não houver motivo para isso. A razão é que o seu uso prolongado, quando não é necessário, pode levar a problemas de costas.
Media
Como o nome sugere, eles são a firmeza com a maior gama de adaptabilidade. Eles são uma boa opção para uma ampla gama de pesos e são recomendados para a maioria das constituições físicas. Se o colchão for de boa qualidade, deve dar o apoio adequado às diferentes áreas do corpo, garantindo a posição correcta da coluna vertebral.
Alta
Em princípio, eles só seriam recomendados para pessoas pesadas (mais de 90 kg), caso contrário, a pressão sobre os ombros e ancas pode acabar por cobrar o seu preço.
MOLAS: UMA BOA ESCOLHA?
Para começar, é importante ter em mente que o colchão de molas na casa da sua tia-avó, aquele em que quando você se deita você percebe qual deles saiu do lugar e você intuitivamente o evita, pertence a outra geração.
Os colchões de mola, hoje em dia, são muito sofisticados. Eles vêm protegidos e montados de diferentes maneiras para garantir uma vida longa sem deformações, ruídos ou desconforto.
Além disso, é raro encontrar um colchão de molas «justo». É normal encontrá-los na parte central do colchão (o núcleo) e eles são cobertos com diferentes camadas de outros materiais para maior conforto.
O que escolher, com ou sem? Em primeiro lugar, se a base do seu colchão for articulada (gosta de levantar um pouco a cabeça para dormir, ou os pés, ou ambos) descarte as molas porque elas não podem ser usadas neste tipo de cama.
O resto depende do que o faz sentir mais confortável. As molas têm um pouco mais de estabilidade do que as espumas e tendem a suar um pouco melhor.
MATERIAIS
O mais comum hoje em dia é que um colchão é feito de várias camadas de diferentes materiais, cuja combinação determina o resultado final e é de alguma forma o que diferencia alguns fabricantes de outros e algumas qualidades de outros.
Látex
É muito flexível, por isso é muito comum utilizá-lo para camas articuladas.
Tem uma sensação agradável e uma boa adaptabilidade. Se você preferir materiais naturais, a escolha pode ser sua (desde que você escolha um de látex natural!).
Além disso, é o único material que os ácaros não conseguem aninhar, sendo uma boa opção para pessoas com alergias ao pó.
O principal inconveniente é a sua fraca respirabilidade, que alguns fabricantes resolvem dando tratamentos específicos ao material ou micro-perfurando-o para aumentar a sua capacidade de aeração.
Uma boa ventilação é fundamental, por isso é recomendado o seu uso em camas com uma base de ripas que permita a circulação do ar.
Viscoelastic
É um material desenvolvido na década de 70 pela NASA e amplamente utilizado hoje em dia em diferentes sectores. Aplicado ao descanso, caracteriza-se por uma muito boa adaptabilidade.
Devemos esclarecer que não há colchões feitos inteiramente com este material, porque seriam demasiado macios. O normal é que tenha uma camada de viscoelástico na parte superior combinada com espumas de diferentes densidades, ou mesmo molas, no centro.
Devemos olhar para a espessura dessa camada e também para a densidade. Um colchão de boa qualidade deve ter uma espessura de pelo menos 2-3 cm de viscosidade e uma densidade mínima de 50 kg/m3.
Em qualquer caso, a espuma visco-elástica é responsável por essa sensação envolvente quando nos deitamos num colchão, porque reage ao calor e à pressão corporal, amolecendo e recuperando a sua forma quando nos movemos.
Se você gosta de «afundar» um pouco para dormir, e a superfície se adapta ao seu corpo, preste atenção a este material, que também mal exerce pressão sobre a pele e é muito confortável.
Algumas pessoas «afinam» o seu colchão com um topper viscoelástico para o tornar mais confortável. Esta é outra opção.
Espumas de alta resiliência (HR)
São espumas de alta qualidade, preparadas para receber pressão e recuperar a sua forma original. Eles estão disponíveis em diferentes densidades e firmeza.
Não fiques impressionado com os termos. Os nomes de patentes das grandes marcas com os quais tentam se diferenciar da concorrência, sublinhando algum tratamento particular que dão aos materiais ou acrescentando alguma característica extra. Mas para além das terminologias, os materiais básicos são o que eles são.
A TAPESTRIA
É importante assegurar uma boa respirabilidade e alguma regulação térmica. Em outras palavras, deve expelir o calor acumulado pelo contato entre o corpo e o colchão, especialmente se você descansa sobre uma espessa camada de espuma viscoelástica na qual você dorme um pouco afundado.
Caso contrário, pode ter a sensação de estar a cozinhar durante o sono, o que é especialmente desagradável quando as temperaturas começam a subir.
Idealmente, deve ser feito de materiais naturais como algodão ou lã, embora isto obviamente tenha um impacto no preço do colchão.
Também é importante verificar se a cobertura do colchão é removível, pois facilitará muito a manutenção e higiene do colchão se o puder lavar em casa.
VOCÊ VAI PRECISAR GIRÁ-LO DE ACORDO COM A ESTAÇÃO DO ANO?
Isto é cada vez menos comum, mas ainda assim encontrado. Estes são colchões com cara de Inverno e de Verão. Alguns precisam mesmo de ser rodados longitudinalmente para que a pressão varie e envelheça de uma forma equilibrada.
Dizemos que em muitos colchões você não vê mais isso porque as diferentes camadas são projetadas para serem usadas em apenas uma posição. Alguns, os de maior qualidade, têm até reforços nos quadris e ombros, por isso têm apenas uma posição de uso.
Em todo o caso, tenha isto em mente quando comprar. Se não for uma pessoa metódica, procure uma com uma posição fixa, caso contrário terá de colocar um lembrete no calendário para se lembrar de virar ou rodar o colchão a cada estação.
TAMANHO REALMENTE IMPORTA
Isto pode parecer óbvio, mas não é assim tão óbvio. Temos tendência a ter bastante controle sobre a largura que precisamos, porque também é condicionado pelo espaço disponível, se dormimos sozinhos ou com um parceiro, ou pelo tipo de cama base que temos.
Mas não se esqueça de olhar para o comprimento. A medida mais comum é 1,90, mas você pode encontrar colchões de dois metros e até 2,20.
Se você é uma pessoa alta isso é fundamental e, embora pareça uma mentira, às vezes você nem sequer olha para ela e ela vai por padrão. Não, não tens mesmo de dormir com os pés fora da cama.
NADA COMO PROVAR
Um de dois: ou você compra em uma loja ou você compra online.
Se você for a uma loja, recomendamos uma especializada onde a pessoa que o atende sabe do que está falando e pode aconselhá-lo bem.
Uma vez obtida a informação, você precisa ir um pouco firme (também não é preciso olhar todos os colchões da loja) pedir tempo.
Imaginamos que você planejou ir com roupas confortáveis porque tem que experimentá-las. E aí, sem pressa. Deita-te e experimenta as sensações. Dá a volta. Vira outra vez. Entre na sua posição mais confortável para dormir. Dê a si mesmo pelo menos dez minutos. Sem desligamentos.
Outra opção que estamos usando cada vez mais é a compra online. É possível acertar um colchão sem vê-lo? Claro que é. As descrições são geralmente muito fiáveis, as opiniões dos utilizadores dão-lhe pistas e se for a uma marca que lhe dá confiança… Bem, tem muitas cédulas para acertar.
Mas, na verdade, não se pode ter 100% de certeza de que se tem o colchão certo até se ter passado algumas noites a dormir nele. É por isso que a nossa recomendação é que você escolha um colchão que tenha um período experimental de pelo menos 30 noites em casa. O seu descanso no colchão é a única maneira de saber se você fez a escolha certa.
GARANTIA
Sim, os colchões têm-no, ou deveriam tê-lo. Olha para isto. Alguns fabricantes estão tão confiantes no seu produto que lhe vão oferecer até 10 anos, que é a duração média de vida de um colchão.
Sem ir tão longe, não recomendamos a compra de um produto que não lhe ofereça nada. Pelo menos dois ou três anos de garantia para uma boa noite de sono (no sentido mais literal).
DORMIR BEM NÃO TEM PREÇO
Não que escolher um colchão de uma marca de topo no mercado lhe garanta cem por cento de que terá razão, mas é verdade que a qualidade é paga.
Por outro lado, uma marca menor não oferecerá necessariamente um mau produto. Escolhendo bem as variáveis que mencionámos, pode certificar-se de que escolhe um colchão confortável e ficar muito satisfeito com a sua compra.
Basta definir o seu orçamento e ver o que você encontra nesse intervalo. A única coisa que é inegável é que um descanso restaurador… que realmente não tem preço.
Achou-o útil?
·····
Se você achou este guia útil, eu realmente apreciaria se você o compartilhasse, clicando em uma das redes sociais abaixo. Não lhe custa nada e ajuda-nos muito, muito obrigado!