Quando se deita, a sua pele começa a ter comichão e tem problemas respiratórios que se agravam enquanto dorme? Se sim, talvez estes problemas possam ser causados pela presença de ácaros no seu colchão.
Embora falar de ácaros possa parecer alarmante, não se deve preocupar muito porque existe solução e nesta publicação vamos revelar tudo o que precisa de saber sobre os ácaros, para que os possa manter afastados.
O que são os ácaros e porque afetam a nossa saúde?
Os ácaros são insetos microscópicos pertencentes à família dos aracnídeos que encontram o seu habitat perfeito no pó, por isso é comum que proliferem em lençóis, almofadas, tapetes, cortinas, mobiliário macio, peluches e colchões.
O que deve realmente preocupá-lo acerca destes insetos é que, embora não sejam alergénicos em si, as suas fezes transportam uma proteína que pode causar problemas de saúde tais como reações alérgicas, rinite, asma, erupções cutâneas e eczema.
Perante isto, erradicar os ácaros das nossas casas torna-se uma necessidade e, para o conseguir, é essencial levar a cabo uma limpeza minuciosa das áreas onde eles vivem.
Como pode saber se há ácaros na sua cama?
Embora os ácaros não sejam visíveis ao olho humano, estima-se que um colchão possa ser habitado por mais de dois milhões destes insetos.
Devemos ter em conta que esta espécie encontra condições de vida favoráveis dentro do colchão, uma vez que o calor e a humidade da nossa própria transpiração e a descamação da pele fornecem-lhes a fonte de calor e alimento de que necessitam para o seu desenvolvimento.
Para detetar a presença de uma grande colónia de ácaros no seu colchão, é necessário observar se sofre de algum dos sintomas alérgicos acima descritos, quer enquanto está na cama, quer quando se levanta de manhã.
Dicas e técnicas para se livrar dos ácaros
Os ácaros são insetos que vivem ao lado dos humanos e eliminá-los completamente do nosso ambiente é uma tarefa impossível.
Para reduzir o número de ácaros na nossa cama, o mais importante é a prevenção e a limpeza. Mas se já estiver a dormir com os seus inimigos, existem soluções para os combater.
Tudo o que tem de fazer é tomar algumas medidas específicas. Atualmente, existem vários produtos acaricidas no mercado que são adequados para colchões e almofadas, e tudo o que tem de fazer é seguir as instruções de utilização fornecidas pelo fabricante. Mas aqui encontrará algumas dicas e técnicas para o conseguir em casa.
Spray caseiro anti-ácaros
Este spray caseiro é muito fácil de fazer e é altamente eficaz.
Para preparar este spray caseiro contra os ácaros, precisará de:- Álcool de 96º: 1/2 chávena
- Água destilada: 1/2 chávena
- Óleo essencial de limão ou eucalipto: 30 gotas
Verta todos os ingredientes para um frasco pulverizador e agite bem até que todos os ingredientes estejam completamente misturados.
Deixe o colchão secar completamente antes de o colocar sobre a cama.
Para a máxima eficácia, recomenda-se limpar o colchão de dois em dois meses.
Bicarbonato de sódio
Misture 150 g de bicarbonato de sódio com qualquer óleo essencial (cerca de 10 gotas). Pelas suas propriedades desinfetantes, a nossa recomendação é de utilizar óleo essencial de árvore do chá.
Num local bem ventilado e ensolarado, espalhe-o em ambos os lados do colchão.
Deixe o produto atuar durante algumas horas e depois aspire o colchão para remover o bicarbonato de sódio e os insetos irritantes.
Deve fazer esta limpeza pelo menos uma vez por mês.
Anis, cravinho e alfazema
Com estes ingredientes podemos preparar um poderoso desinfetante ecológico que, além de remover o pó, deixará um aroma agradável no local onde for aplicado.
Para o preparar, é necessário:- 250 ml de água
- 20 gramas de anis (2 colheres de sopa)
- 10 gramas de cravinho (1 colher de sopa)
- 30 gramas de flores de alfazema (3 colheres de sopa)
Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver durante cerca de 4-5 minutos. Depois deste tempo, cubra a panela e espere que a solução arrefeça.
Coe e coloque num frasco pulverizador.
Agora só tem de aplicar a solução no colchão e esperar que esteja completamente seco antes de fazer a cama.
Idealmente, esta técnica deve ser feita uma vez por semana.
Como evitar os ácaros na cama
A prevenção é a melhor forma de impedir que os ácaros se apoderem do seu colchão.
As seguintes dicas de limpeza permitir-lhe-ão diminuir as condições favoráveis para o seu desenvolvimento:
Areje todas as manhãs. Permite-lhe oxigenar o quarto e eliminar o ar viciado que foi criado durante a noite. Esta simples ação não só facilita a expulsão das partículas de pó, como também ajuda a eliminar os ácaros, uma vez que, ao controlar a humidade no quarto, impede o seu aparecimento. Ao levantar-se, deixe passar pelo menos uma hora antes de fazer a cama. Desta forma, é devidamente arejada, controlando a humidade e o calor que nela se concentra durante toda a noite.
Sintomas de alergia aos ácaros
A alergia aos ácaros pode ser ligeira ou grave. Em casos ligeiros, os sintomas mais comuns são:
- Olhos lacrimejantes
- Espirros ocasionais
- Nariz a pingar ocasionalmente
Porém, na alergia grave, os sintomas podem tornar-se crónicos e geralmente assumir a forma de:
- Espirros constantes
- Tosse
- Congestionamento nasal
- Dores e pressões faciais
- Eczema
- Asma
Se algum dos sintomas acima aparecer, tomar certas medidas preventivas para reduzir o número de ácaros nas nossas casas pode ajudar a controlar a alergia.
No entanto, em casos de reações graves, recomendamos a consulta de um médico, pois podem ser necessários medicamentos ou outros tratamentos para aliviar os sintomas.
Conclusões
Se partirmos da premissa de que os ácaros são impossíveis de eliminar a 100% das nossas casas, podemos concluir que a prevenção é a melhor medida para controlar o seu desenvolvimento e proliferação.
Se sente que tem uma reação aos ácaros, não se preocupe: adotar uma rotina diária de limpeza e pôr em prática qualquer uma das soluções caseiras que lhe oferecemos será mais do que suficiente para controlar estes insetos irritantes e indesejáveis.
·····
Se achou este guia útil, agradecia muito que o partilhasse clicando numa das redes sociais abaixo indicadas. Não lhe custa nada e ajuda-nos muito, muito obrigado!