Deslizar entre os lençóis macios, fechar os olhos e desfrutar de um descanso reparador.
É assim que deve ser todas as noites, embora isto nem sempre aconteça para todas as pessoas.
Por isso é importante estar atento à qualidade do seu colchão. Há muito tempo que sente que perdeu o conforto? Nota que descansa cada vez pior ou que acorda com mais dores nas costas?
Então está na hora de procurar um novo colchão. Neste guia vamos explicar-lhe como escolher um bom colchão de molas e iremos analisar a fundo os melhores modelos do momento.
As 6 chaves para um bom colchão de molas ensacadas
Na hora de escolher o seu colchão de molas ensacadas, preste atenção a estes pontos fundamentais para encontrar o mais adequado para si, de forma a melhorar o seu descanso:
Número de molas: para que um colchão de molas ensacadas proporcione um bom descanso, o número de molas não deve ser inferior a 220 m2.
Qualidade das molas: quanto maior o nível de concentração de carbono no aço e o número de voltas do fio, melhor será a mola.
Molas de pequeno diâmetro: quanto menores forem, melhor se adaptarão às diferentes áreas do corpo e melhor isolarão os movimentos se duas pessoas dormirem na cama. As micro molas ensacadas são a melhor opção, pois são as mais precisas.
Camada superior: a qualidade do material de enchimento que cobre o bloco de molas determina o desempenho do colchão e o seu conforto. Normalmente, é feita em viscoelástico, embora possam ser adicionados outros materiais como látex ou espuma de alta resistência.
Tipo de tecido de ensacamento: O tecido mais utilizado é o TNT (tecido não tecido), embora os colchões de gama alta geralmente sejam ensacados com tecido de algodão.
Ligação entre as molas: quanto melhor for a relação entre as molas e o tipo de ensacamento utilizado, maior será o conforto e a independência de leitos. Caso contrário, poderiam perder a sua independência ou partir os sacos devido à fricção, deixando a mola exposta.
Os 5 melhores colchões de molas ensacadas de 2023
Embora a Internet esteja cheia de dados e avaliações, para determinar se um colchão é tão bom como a publicidade promete, tem que o usar. É tão simples quanto isto. É por isso que testámos para si um conjunto de modelos com molas à venda atualmente, a fim de compilar este ranking dos melhores do mercado.
Desta forma, não só tivemos em conta as suas características técnicas, mas também algo que nenhuma descrição de produto lhe diz: a sensação que se tem depois de dormir em cada um deles.
1. Emma Hybrid
Ideal para camas de casal e pessoas até 130 kgMateriais: espuma Airgocell, viscoelástico, molas ensacadas e espuma HRX
Firmeza: média
Respirabilidade: alta
Começamos por fazer spoiler: é um dos colchões de molas ensacadas mais confortáveis que já experimentamos, o que é uma surpresa dado o seu preço. Por isso conquistou a primeira posição do ranking.
A sua mistura de viscoelástico e outros tipos de espuma com um núcleo de molas ensacadas, proporciona:
- Uma agradável sensação de conforto com um ligeiro efeito elástico ao deitar. Tem uma firmeza média que, honestamente, não esperávamos pelo que ficámos surpresos. Pareceu-nos macio, mas sem ser em demasia, por isso recomendamo-lo tanto para pessoas robustas como para pessoas magras e também para quem tende a mudar de posição ao dormir.
- Uma boa capacidade de adaptação à forma do corpo e às mudanças de postura, fornecendo um suporte adequado sem zonas de excesso de pressão, que verificámos através do nosso teste de alívio de pressão.
- Uma elevada respirabilidade graças à circulação do ar permitida pelos poros abertos da camada superior de Airgocell em conjunto com as molas ensacadas. Experimentámos o colchão no verão e descobrimos que é um colchão bastante fresco.
Independência de leitos
Ao realizar o teste de transmissão de movimento, verificámos que isola muito bem os dois leitos.
Portanto, o Hybrid Premium será uma boa opção para camas de casal.
Particularmente adequado para casais, caso uma das pessoas se vire muitas vezes ao dormir (como eu).
Período de experimentação em casa e garantia
O fabricante oferece 100 noites para experimentar em casa.
Se não ficar convencido, pode devolvê-lo, eles reembolsam-lhe o montante do colchão e tratam da recolha do colchão sem custos adicionais (um detalhe que valorizamos, uma vez que poucas marcas oferecem isto).
Após este período de teste, começam os 10 anos de garantia.
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Boa adaptabilidade e respirabilidade
- Confortável para dormir em qualquer posição
- Excelente independência de leitos em camas de casal
- Adequado para pessoas robustas
- Não é adequado para estrados articulados
- Perde ergonomia em pessoas com mais de 130 kg
2. Aznar Queen
Boa combinação de conforto e suporte para pessoas robustasMateriais: molas ensacadas + fibra de algodão virgem + supersoft
Firmeza: média-alta
Respirabilidade: alta
Se está à procura de um colchão que lhe proporcione um bom suporte e ergonomia, principalmente para pessoas robustas, o Queen pode ser uma boa opção.
Com um núcleo de molas ensacadas combinado com uma camada de espuma macia acolchoada, a marca Aznar encontrou o equilíbrio certo para as pessoas que tendem a dormir de costas ou de barriga para baixo, que se mexem muito, são pesadas ou que costumam sentir calor.
Embora o fabricante indique que tem uma dureza média, consideramos que a sua firmeza é média-alta. É por isso que se for muito magro, pode ser um pouco duro, especialmente se dormir de lado ou se gostar de colchões macios.
Os seus 28 cm de altura combinam:
- Uma camada superior de 3 cm de espuma supersoft: Não tem efeito de memória, mas tem uma boa adaptabilidade e ajuda a reduzir a firmeza das molas ensacadas, tornando o colchão mais confortável.
- Uma camada intermédia de fibra de algodão virgem: Cobre o núcleo de molas para o isolar e favorecer a regulação da temperatura e da humidade no seu interior.
- Um núcleo de molas ensacadas dividido em três zonas de conforto. Proporcionam uma boa adaptabilidade a todas as zonas do corpo.
Quando duas pessoas se deitam no colchão, verificamos que tem uma independência de leitos correta, adequada para camas de casal.
Capa
A sua capa em tecido sintético stretch pareceu-nos elástica, suave e respirável, graças às suas microperfurações. Além disso, possui o tratamento Sanitized, que evita a proliferação de micróbios.
Porém, pelo facto da capa não ser removível, terá que cuidar um pouco mais da sua higiene, (recomendamos o uso de uma capa protetora entre o colchão e o lençol de baixo).
Menutenção
Devido à sua distribuição em camadas, não será necessário virá-lo do avesso, embora recomendemos que o vire da cabeça aos pés a cada 6-8 meses. Para este efeito, as suas pegas laterais robustas serão muito úteis.
O seu preço está na faixa intermédia, por isso é uma boa opção para uso diário se tiver um orçamento apertado.
Um ponto a seu favor é que pode experimentá-lo durante 100 noites. E se no final não estiver convencido, o fabricante oferece-lhe a possibilidade de o devolver e trocá-lo por outro colchão da mesma marca (pagando a diferença de preço, caso exista).
Também tem garantia, embora nos pareça pequena (2 anos).
Para saber mais sobre este colchão e vê-lo ao vivo, aqui está o nosso unboxing:
- Bom suporte
- Alta respirabilidade
- Capa hipoalergénica
- Adequado para pessoas robustas
- Não é possivel remover a capa
- Não recomendado para pessoas muito magras
- Garantia modesta (2 anos)
3. Kuo Dream Orsay
Ideal para orçamentos apertadosMateriais: viscogel e molas ensacadas
Firmeza: média
Respirabilidade: alta
Se há algo que gostámos no Orsay, é que se trata de um colchão acessível com uma boa independência de leitos, tanto que não notará os movimentos da outra pessoa durante a noite, o que é muito importante quando duas pessoas dormem na cama.
Isto deve-se ao seu núcleo de molas ensacadas, que também oferece uma boa adaptabilidade ao corpo.
A sua firmeza é média e, apesar de ter molas ensacadas e uma fina camada de viscogel, é mais macio do que esperávamos. Portanto, se pesar mais de 100 kg, pode ser um pouco mole demais para si.
Reversível para regular a temperatura
O colchão é reversível em função da estação:
- Lado de inverno: tem uma camada de viscogel que, embora não seja muito grossa, melhora a sensação de conforto e suaviza um pouco o núcleo de molas.
- Lado de verão: tem uma capa em malha 3D, que facilita a respirabilidade.
É por isso que o recomendamos para pessoas quentes.
Espessura com variações
De acordo com o fabricante, tem uma espessura total de 26 cm, mas vários utilizadores referem que não atinge esta medida depois de o desembalarem.
Como é entregue enrolado, é importante que o deixe repousar sobre uma superfície plana durante cerca de 48 horas para que se expanda ao máximo da sua capacidade.
Lembre-se de que precisará de uma base de cama sólida (tipo canapé ou uma base estofada) de modo a que o núcleo de molas não se deforme e que o colchão tenha uma longa vida útil.
Portanto, não é recomendado que o use sobre um estrado de ripas ou numa cama articulada, pois as molas podem ficar deformadas.
Quanto aos seus materiais, estamos confiantes pois possui o certificado Oeko-Tex standard 100, que garante que não contém produtos tóxicos para a saúde.
- Preço acessivel
- Boa independência de leitos
- Fresco
- Demora algum tempo para atingir a sua altura depois de ser desembalado
- Camada de visco um pouco fina
4. Matnature Platinum
Para pessoas que costumam ter calor durante a noiteMateriais: molas ensacadas + espuma viscoelástica
Firmeza: média-alta
Respirabilidade: alta
Se vive num local onde as mudanças de temperatura entre o Inverno e o Verão são bastante acentuadas, ou se é simplesmente uma pessoa quente, esta é uma opção interessante para si.
Um dos lados é de tecido tridimensional microperfurado com uma câmara de ar interna que regula a temperatura e o excesso de calor.
Colocámos este colchão à prova no verão e não dececionou: o grau de respirabilidade é muito bom.
Ergonomia e sensação de conforto
O acolchoamento tem 1 cm de viscoelástico e 2 cm de viscosoft , o que reduz um pouco a firmeza e oferece um pouco de conforto ao deitar (embora tenhamos achado esta sensação bastante subtil).
Portanto, se procura um colchão que proporcione uma boa sensação de conforto ou que seja mais macio, esta não será a melhor opção para si.
O núcleo de molas é protegido por espuma de alta densidade que mantém a estabilidade e firmeza de todo o bloco, para garantir uma longa vida útil.
Alguns extras incluídos chamaram a nossa atenção de forma positiva:
- As suas alças permitem girá-lo com maior facilidade.
- O certificado Oeko-Tex Standard 100, que garante que os tecidos do colchão estão isentos de substâncias prejudiciais à saúde.
- Respirável
- Boa termorregulação para pessoas quentes
- Bom suporte para pessoas com sobrepeso
- Certificado de qualidade Oeko-Tex
- Não é possivel remover a capa
- Pode ser demasiado firme para pessoas magras
5. Duérmete Gran Confort
Uma generosa camada de visco para quem procura um toque macio com alta firmezaMateriais: viscoelástico e molas ensacadas
Firmeza: alta
Respirabilidade: média
O Duérmete Gran Confort combina bem o suporte das molas ensacadas com a grande sensação de conforto da sua camada de visco de 6 cm.
A sua camada visco também se destaca pela sua alta densidade (75 kg/m3), bem acima da média (cerca de 50 kg/m3). Isto faz com que a sensação ao deitar-se seja mais pronunciada e ligeiramente mais firme.
As suas 7 zonas de descanso permitem uma maior adaptação e aliviam os pontos de pressão.
Respirabilidade
Se é uma pessoa que tende a sentir calor ou vive num clima quente, este colchão pode ser uma boa opção porque tem uma boa respirabilidade e, além disso, evita a acumulação de calor e humidade.
Porém, a capa não é removível, por isso deve ter um cuidado especial com a sua higiene. Recomendamos que procure uma capa protetora para manter o seu colchão em boas condições.
Algo que valorizamos de forma positiva são os seus tratamentos naturais com apicell – proveniente da cera de abelha – que lhe conferem suavidade e frescura.
O seu acolchoamento é feito com fibras naturais para o tornar mais macio e evitar a eletricidade estática.
Também tem um tratamento antibacteriano e antiácaros, por isso será uma boa opção se tiver alguma alergia.
Devido à sua estrutura em camadas, não é reversível, mas recomendamos que o gire da cabeça aos pés algumas vezes por ano para prolongar a sua vida útil.
O principal ponto negativo que vemos é que a sua garantia é de apenas 2 anos.
- Camada espessa de visco
- Boa respirabilidade
- Equilíbrio entre firmeza e adaptabilidade
- Adequado para quem sofre de alergias
- Não é possivel remover a capa
- Garantia curta
Comparação dos melhores colchões de molas
Nota: se visualizar no telemóvel, mova a tabela com o seu dedo para ver todas as colunas.
Modelo | Preço | Firmeza | Acolchoamento | Cobertura |
---|---|---|---|---|
![]() Emma Hybrid | Média | Viscoelástico + Airgocell | Tecido stretch | |
![]() Aznar Queen | Média-alta | Supersoft + Fibra de algodão virgem | Tecido stretch | |
![]() Kuo Dream Orsay | Média | Viscogel | Tecido stretch com malha 3D | |
![]() Matnature | Média-alta | Viscoelástico + viscosoft | Tecido stretch com malha 3D | |
![]() Duérmete Gran Confort | Alta | Viscoelástico | Tecido stretch com apicell |
Como escolher um bom colchão de molas
Descansar bem pode (e deve) ser um prazer do qual desfruta todas as noites da sua vida, daí a importância da escolha que está prestes a fazer.
Esperamos que os pontos recolhidos neste guia sejam uma grande ajuda para facilitar a sua escolha.
Escolha o material certo
Porquê molas ensacadas?
Este tipo de núcleo ainda é a escolha favorita de milhões de pessoas em todo o mundo. Há uma explicação para isso: as molas não ficaram para trás, modernizaram-se.
Agora pouco ou nada têm a ver com aqueles colchões ruidosos e desconfortáveis que acabavam por afundar-se por todo o corpo ao longo do tempo.
Porque é que as novas molas ensacadas são diferentes?
Cada espiral é individualizada dentro de um pequeno saco de tecido, sendo independente das demais.
Ao contrário dos antigos sistemas de molas contínuas, as molas ensacadas não transmitem nem pressão nem movimento.
Também são chamadas de molas embolsadas ou pocket springs, como verá escrito em muitas fichas técnicas de produtos.
3 benefícios essenciais das molas ensacadas
- O grau de adaptação ergonómica é muito elevado, devido à flexibilidade e ao funcionamento autónomo de cada mola.
- Os colchões com núcleo de molas ensacadas são os que geralmente oferecem a melhor independência de leitosdo mercado. Dormir com outra pessoa é tão confortável como dormir sozinho. Independentemente do número de vezes que a outra pessoa acorde, se levante ou mude de posição, os movimentos são (quase) impercetíveis.
- São altamente respiráveis. A estrutura oca entre as molas permite que o ar passe facilmente. O calor não se concentra como noutros tipos de núcleos como, por exemplo, os feitos de espuma ou látex.
Não olhe apenas para as molas
Os colchões de molas ensacadas são resistentes e duradouros. Estão preparados para resistir a muitos anos e prova disso são as garantias longas que os fabricantes geralmente oferecem.
No entanto, é vital ter em atenção o acolchoamento que acompanha o bloco de molas ensacadas porque a qualidade destes materiais determinará o desempenho e a durabilidade do colchão.
Para quem recomendamos um colchão de molas ensacadas?
Dados os benefícios que proporcionam, as molas ensacadas são recomendadas para pessoas que têm problemas nas costas. Também para quem dorme com outra pessoa e para quem tende a ter calor na cama.
O que se deve considerar ao escolher um colchão de molas
A adaptabilidade
Depende não só da matriz de molas ensacadas, mas também do tipo de forro ou contorno que as envolve e protege. Por exemplo, a espuma viscoelástica adapta-se perfeitamente ao corpo para distribuir uniformemente os pontos de pressão. Quanto mais espessa a camada de visco e quanto maior a densidade (acima de 50 kg/m3), melhor é a ergonomia do colchão.
A densidade
Trata-se do número de molas existentes por m³. Quanto maior este número, melhor: mais sensível e melhor controlo do movimento e suporte. Isto traduz-se diretamente em mais conforto. Atenção, pois nem todos os fabricantes fornecem dados a este respeito. Conselho: Em geral, se um colchão tiver uma boa densidade de molas, o fabricante irá publicitar esse facto. Se não referir nada sobre isto… raramente terá uma densidade alta ;)
A firmeza
Não é exatamente igual à densidade das molas, pois também depende de outros fatores, como o tipo e a qualidade das camadas de enchimento. Os fabricantes são livres de decidir no que diz respeito à designação do grau de firmeza, não há regras fixas, pelo que os números não costumam ajudar. É melhor guiar-se por adjetivos como «alta», «média» ou «baixa».
A respirabilidade
Uma pessoa perde todas as noites entre 50 cl e 1 litro de água. Depois de vários anos, isto equivale a uma quantidade considerável de suor. Como vimos, as molas são respiráveis por si mesmas, mas se tende a suar na cama, é importante que escolha um modelo que incorpore tecnologias e sistemas que melhorem a ventilação e é preferível que a capa seja removível para poder lavá-la regularmente.
Os tratamentos de higiene
As gamas premium não costumam tê-los, uma vez que os seus tecidos já são hipoalergénicos. Em qualquer caso, são sempre uma mais-valia, já que um colchão não é algo que se possa colocar na máquina de lavar (normalmente só se pode desinfetar a superfície).
A altura
Geralmente, quanto maior a altura, maior a gama. As camadas «ocupam» espaço e fazem com que a altura aumente. Um colchão de pouca espessura (menos de 24 cm) dificilmente conseguirá manter a firmeza e adaptabilidade ideais.
Conselhos práticos
Escolher a firmeza
Antes de tomar uma decisão final, tome em consideração o peso da pessoa ou das pessoas que vão dormir no colchão.
Este ponto é crucial para quem tem sobrepeso, pois o colchão deve ter todas as propriedades que garantam um suporte adequado, não devendo afundar nem amolecer com o passar dos anos. Neste caso, procure colchões com firmeza média-alta.
Bed in a box: sim ou não?
Os colchões de molas ensacadas são muito flexíveis, por isso podem ser enrolados e embalados a vácuo, para que cheguem numa caixa relativamente pequena e confortável de transportar.
Não se preocupe, podem ficar enrolados até 3 meses sem se estragar e sem que as suas qualidades se percam.
Receber o seu colchão embalado a vácuo é muito prático porque:
- Oscomponentes do colchão são protegidos durante o transporte, não precisa de temer que haja qualquer pancada ou que a sua embalagem se rasgue ou fique suja no caminho desde a fábrica.
- A receção é mais fácil, pois por ocupar pouco espaço pode ser transportado no carro, em escadas ou no elevador.
- O preço é menor devido aos custos mais reduzidos de armazenamento e entrega.
Quando já estiver em sua casa, as instruções são claras: desembale-o e deixe passar um período de recuperação mínimo de 24-48 horas dependendo do modelo e depois… estará pronto para usar!
Verificar o colchão
Falamos muito sobre a importância do interior, mas o exterior do colchão também fornece muitas informações.
Olhe sempre para os remates: as costuras devem ser resistentes, sem fios fora do lugar e o perímetro deve estar bem selado.
Rejeite colchões cujo acabamento não pareça impecável, não aceite quaisquer fios puxados ou marcas estranhas.
Depois de decorridas as horas iniciais de repouso indicadas pelo fabricante, certifique-se de que a superfície do colchão é completamente uniforme, sem saliências ou cavidades. Deve permanecer assim durante muitos anos. Caso contrário, deverá acionar a garantia.
Teste em casa
Dois minutos numa loja nunca serão suficientes para escolher um colchão em que vamos dormir durante anos.
Além disso, o corpo muitas vezes precisa de um período de adaptação de até duas – três semanas para se habituar a uma nova cama.
Por estes dois motivos, aconselhamos que dê prioridade à escolha de modelos que permitam testar o colchão em sua própria casa.
E é conveniente que este período de teste em casa seja de pelo menos um mês.
Cuidados com o colchão
Se quiser manter o seu colchão em perfeitas condições de higiene, é melhor escolher um colchão com capa removível ou comprar uma capa protetora para colocar entre o colchão e o lençol de baixo.
Se quiser saber mais sobre como cuidar do seu colchão e alguns truques para prolongar a sua vida útil, dê uma vista de olhos neste guia completo de limpeza e manutenção de colchões.
Voltar a descansar
Agora já sabe que o núcleo de molas ensacadas irá certamente satisfazê-lo devido à autonomia das suas zonas, liberdade de movimentos e ausência de calor ou ruídos. Será uma aposta segura se o escolher corretamente.
Esperamos tê-lo orientado na sua decisão. Está a apenas um passo de conseguir descansar melhor!
Achou-o útil?
·····
Se você achou este guia útil, eu realmente apreciaria se você o compartilhasse, clicando em uma das redes sociais abaixo. Não lhe custa nada e ajuda-nos muito, muito obrigado!