Se acha que está na hora de começar a procurar o seu novo colchão e começou a sua procura online, provavelmente já encontrou várias menções ao colchão Emma.
Mas tenha cuidado, não se deixe levar pelo marketing ou pelas vendas de fumo que só lhe dirão coisas boas para o comprar.
Nesta análise contamos tudo sobre este colchão para que você possa decidir se é realmente o que você precisa ou não.
É verdade que, sem estar no topo da gama, o colchão Emma obteve muito boas classificações por parte dos utilizadores pela sua relação qualidade/preço.
Também possui o certificado de qualidade OEKO-TEXⓇ 100, e foi escolhido por organizações de consumidores em vários países, incluindo a DECO PROTESTE, com o selo “Melhor do Teste” 2017, 2018 2019, 2020, 2021 e novamente em 2022.
Mas, o importante na hora de escolher é se será o colchão certo para você.
Para oferecer a você a avaliação mais objetiva possível, dormimos no colchão Emma por 4 meses seguidos e o submetemos a vários testes de desempenho.
Continue lendo para descobrir se o colchão Emma Original é realmente a melhor opção de compra de acordo com suas necessidades, além de suas verdadeiras características e para que tipo de travessas recomendamos ou desaconselhamos.
Três camadas de espuma com densidades diferentes
Firmeza média/alta
Está em conformidade com uma vasta gama de morfologias corporais
Válido para dormir com um parceiro, com alta independência de camas
O fabricante garante o produto por dez anos, um dos períodos de garantia mais longos do mercado.
- Boa relação qualidade-preço
- Pode experimentar por 100 noites
- 10 anos de garantia
- Adapta-se a uma vasta gama de pesos
- Transpirável
- Não é adequado se você tiver lesões graves nas costas.
- Não adequado para camas articuladas com inclinação superior a 45 ⁰
- Se você pesa mais de 100 kg, pode ser instável
Análise de colchão Emma
Fórmula tripla para aumentar o conforto
Para descansar adequadamente, a composição do colchão e o tipo de materiais utilizados são fundamentais. No caso do colchão Emma, utilizamos uma combinação de três espumas de diferentes densidades cujo trabalho conjunto proporcionou uma boa estabilidade e adaptabilidade nos nossos testes para pessoas com uma gama bastante ampla de peso corporal (aproximadamente de 40 kg a 90 kg).
Vamos ver em detalhe como cada camada funciona:
- Camada inferior: É o suporte do colchão, o que lhe confere solidez e consistência. A espuma anatómica fria utilizada é capaz de suportar toda a estrutura durante muitos anos e evita aquela sensação desagradável de descansar sobre um colchão, que já não é macio, mas carece de estrutura e começa a deformar-se com o tempo.
- Camada intermédia: Aqui está a chave para a distribuição do peso e, juntamente com a camada superior, a razão pela qual ele se molda bem a pesos muito diferentes. Como eles fazem isso? Com uma espuma viscoelástica que tem «memória», ou seja, que se adapta progressivamente aos seus movimentos e mudanças posturais, equilibrando o peso do corpo.
- Camada superior: Esta é a parte em contacto mais próximo com o seu corpo e é feita de espuma Airgocell. As suas propriedades ajudam a camada viscosa a distribuir o seu peso corporal uniformemente e também proporcionam respirabilidade para evitar a acumulação de calor e humidade, especialmente no Verão.
Firmeza, suficiente ou demasiado?
Segundo o fabricante, este é um colchão de média/alta firmeza, que se deve adaptar à maioria das morfologias e posturas do corpo. Mas a realidade é que se você tiver um colchão muito firme, pode levar alguns dias para se acostumar com a sensação de dormir no Emma.
No entanto, a nossa experiência tem sido positiva quando a testamos com pesos bastante diferentes e com uma ou duas pessoas a dormir na cama. O colchão adapta-se progressivamente ao corpo, mantendo um bom apoio nas zonas de maior pressão.
Lembre-se que é importante que o seu colchão responda especificamente à pressão que você exerce com as diferentes partes do seu corpo, pois não é o mesmo que o nosso peso descansando sobre as costas inteiras, ou que nos viramos e nos apoiamos no ombro ou na pélvis. E, claro, a pressão que podemos exercer com os nossos braços ou tornozelos é muito menor.
Esta capacidade de adaptação torna um bom colchão diferente daquele que não é tão bom, e condicionará, a médio prazo, a qualidade do nosso sono.
Desempenho no Verão e no Inverno
Alguns fabricantes recomendam rodar o colchão no sentido longitudinal (ou seja, colocar a cabeça sobre os pés) e virá-lo a cada poucos meses, de preferência com as mudanças de estação.
Isto é feito para evitar deformações ou para «espalhá-las», supondo que ocorram. Também porque os estofos de um lado são preparados com um tecido mais quente para o Inverno e do outro é mais fresco para o Verão.
Sejamos honestos: todos nós já tivemos colchões deste tipo e todos nós esquecemos de fazer esta manutenção a tempo.
O colchão Emma não precisa destas manobras de viragem porque tem apenas uma posição. O efeito da sua combinação de espumas é obtido colocando-as na direcção indicada pelo fabricante.
Mas a respirabilidade pode sofrer se não tiver dois lados? De acordo com os nossos testes, a camada superior Airgocell e o tecido de cobertura do colchão dissipam eficazmente a humidade e o calor.
No entanto, devemos dizer-lhe que não testamos o colchão acima dos 25ºC, pelo que não podemos garantir o seu desempenho acima desta temperatura.
Nada como testar
Não importa quão detalhada seja uma análise ou opiniões positivas você leia online, isso não garante que um colchão seja confortável para você.
O nosso conselho? Experimenta o colchão. Mas não numa loja. Experimente em casa por várias noites e só então você saberá realmente se é o que estava procurando.
Neste caso, pensamos ser importante que o fabricante do colchão Emma lhe permita experimentá-lo durante 100 noites sem qualquer obrigação.
Se ainda não estiver completamente satisfeito com o colchão, pode devolvê-lo sem penalização e sem custos adicionais.
Se você quiser experimentar o colchão Emma, aqui está o link para o site do fabricante.
Estofamento
A parte superior da tampa é clara, feita de materiais que garantem uma gestão adequada do suor. O resto é cinza escuro, com alças laterais que facilitam a movimentação, se você quiser mudar de lugar ou reposicioná-lo na base da cama.
Quanto à facilidade de limpeza, damos-lhe um 10 por ter um fecho que permite abrir completamente o contorno da tampa e retirar a tampa sem complicações para a lavar na máquina de lavar.
Não escorregue
Embora seja apenas um detalhe, gostamos que o Colchão Emma, na parte inferior da sua capa, tenha materiais que o impedem de deslizar sobre a base da cama ou sobre o sofá.
É muito irritante que o colchão se mova quando a superfície que temos como base no nosso quarto não tem paragens, por isso a base antiderrapante é algo a agradecer, especialmente no caso de o usarmos numa cama articulada.
A garantia, um ponto importante
Neste caso, não temos qualquer objecção. É evidente que o fabricante confia nos resultados do seu colchão, uma vez que oferece uma garantia de 10 anos.
Parecem tão seguros da qualidade do produto que garantem que, pelo menos durante esse tempo, o colchão manterá intacta a sua estabilidade, não terá deformações e os seus materiais continuarão a proporcionar bom conforto e adaptabilidade. Tenha em mente que normalmente é recomendado mudar o colchão após esse tempo, portanto… a sua compra estará totalmente coberta.
Para quem recomendamos o Colchão Emma?
Devido às suas características, o colchão Emma é uma boa opção para os seguintes perfis:
Pessoas de qualquer idade com peso entre 40 e 90 kg aproximadamente
Utilizadores que procuram um colchão com uma boa sensação de acolhimento mas com um nível de firmeza médio/alto e aqueles que não gostam muito de se afundar
Camas de casal quando uma pessoa se move muito quando dorme ou com pesos diferentes
Se você quiser mudar o colchão mas não a base e estiver procurando um colchão com bom desempenho e respirabilidade, independentemente da base
Se você tiver uma cama articulada, desde que a inclinação não exceda 45
Se não sabe exactamente que tipo de colchão lhe fica melhor e prefere poder experimentá-lo em casa antes de tomar a sua decisão final.
Para quem não recomendamos este colchão:
Pessoas com lesões nas costas. Neste caso, o seu médico ou fisioterapeuta pode recomendar um colchão terapêutico específico
Idosos com mobilidade reduzida ou com doenças que os obriguem a passar um grande número de horas na cama. Para estes perfis, um colchão anti-riscos é muito mais confortável
Utilização em camas articuladas que curvam mais de 45°, como camas hospitalares
Classificação do usuário
Para além da nossa análise e opinião, também pode achar útil dar uma vista de olhos à opinião de outros utilizadores que experimentaram o colchão. Gostaria de saber mais?
Veja o que os usuários têm a dizer
Onde se pode comprar o Colchão Emma?
O Colchão Emma está disponível online e em algumas lojas físicas. Você pode ver as opções de preço e comprá-lo diretamente no site do fabricante neste link:
Outros aspectos relevantes
Em casa numa caixa
Um dos problemas em mover um colchão é que eles são muito pesados. Neste caso, a Emma vem embalada a vácuo (reduzindo muito o tamanho do colchão, como pode ver no vídeo acima) e em uma caixa com alças, tornando-o fácil de manusear.
E isto é importante? Bem, depende de como é a tua casa. Se você tem o quarto ao lado da entrada ou vive num estúdio de 40 m2, a embalagem do colchão não tem qualquer relevância. Mas se você mora em um apartamento grande, com escadas ou pequenos espaços por onde o colchão tem que passar, você provavelmente vai apreciar que a caixa do colchão não é muito volumosa e é fácil de mover.
Manutenção
O colchão não requer nenhum cuidado particular, conforme indicado pelo fabricante. Como mencionado acima, não há necessidade de virá-lo para equilibrar o desgaste.
No entanto, a sua ventilação de vez em quando ou a aspiração dos estofos com um aspirador anti-pó é sempre recomendada para o manter em óptimas condições. Também deve tirar a tampa e lavá-la de vez em quando, para garantir que a mantém em óptimas condições higiénicas.
Perguntas mais frequentes sobre o colchão Emma
De que material é feito o colchão?
O colchão é feito de 3 tipos de espuma de diferentes densidades e características, com uma espessura total de 25 cm.
A camada inferior (17 cm) é feita de espuma anatómica fria e é a que proporciona solidez e consistência. A camada intermédia é uma camada de 4 cm de viscoelástico, responsável pela adaptabilidade do colchão. A camada superior de espuma Airgocell (4 cm) ajuda o viscoso a distribuir o peso e aumenta a respirabilidade para evitar a acumulação de calor e humidade.
Quão firme é isso?
É um colchão de média/alta firmeza, que se adapta bem a uma ampla gama de pesos, desde crianças e adolescentes até adultos. Tem boa independência na cama, por isso não transmite movimento em camas duplas, mesmo quando existem diferenças significativas de peso entre os dorminhocos.
Tenha cuidado se pesa mais de 100 kg ou se gosta de colchões muito duros. Neste caso, pode não lhe dar firmeza suficiente.
Para quem é adequado o colchão Emma?
Devido às suas características e composição, é um colchão que se adapta bastante bem a uma vasta gama de morfologias corporais. Geralmente recomendamos a crianças e adultos com peso entre 35-40 e 90-95 kg. O desempenho é correcto tanto em camas individuais como duplas, mesmo quando uma das duas pessoas se move bastante enquanto dorme.
De que tipo de base você precisa?
O colchão pode ser usado com qualquer tipo de base, mesmo em camas articuladas, desde que não inclinem mais de 45°.
No caso de usar uma base de ripas, o fabricante aconselha que elas não devem estar separadas por mais de 5 cm.
Você tem uma garantia?
Sim, o colchão é garantido por 10 anos. Além disso, pode ser testado durante 100 noites. Se você não estiver convencido, será reembolsado, retirado gratuitamente e doado para caridade.
·····
Se você achou este guia útil, eu realmente apreciaria se você o compartilhasse, clicando em uma das redes sociais abaixo. Não lhe custa nada e ajuda-nos muito, muito obrigado!